O que é toxina botulínica (botox) e como ela funciona?
A toxina botulínica tipo-A, conhecida popularmente como Botox, é um agente biológico produzido por uma bactéria chamada Clostridium Botulinum. É comercializada através de nomes comerciais como Botox, Dysport, Xeomin, variando de acordo com o laboratório fabricante. Eles são usados para relaxar músculos específicos para melhorar a aparência dos vincos e rugas da pele. Quando injetada em um músculo, a toxina botulínica funciona bloqueando a transmissão do estímulo nervoso que produz a contração muscular. Como resultado, a contração muscular é enfraquecida e as rugas da pele são suavizadas ou eliminadas.
O rosto é o principal lugar onde as nossas emoções se expressam. Ao longo da vida, a pele que recobre os músculos faciais fica enrugada nas áreas de maior uso. À medida que envelhecemos, os componentes elásticos e de suporte da pele diminuem, formando os chamados sulcos, rugas e linhas de expressão.
A toxina botulínica reduz a quantidade de movimento muscular nessas áreas, dando à pele uma chance de “descansar” e se recuperar. Isso permite que as linhas se suavizem ou desapareçam.
Podemos dizer que a aplicação de botox quebra o ciclo de uso excessivo e subconsciente de certos músculos faciais. É um tratamento temporário e totalmente reversível, e os efeitos do tratamento, dependendo da dose e da técnica utilizadas, variam de singelo relaxamento muscular a total paralização dos músculos faciais.
Saiba mais sobre botox em https://www.paulinelyrio.com.br/toxina-botulinica-botox
(27) 3029-2222
Comments